Pártenon, na Acrópolis, em Atenas. O templo grego mais famoso fica no alto de uma colina sobre a cidade de Atenas - Acrópolis significa cidade alta em grego - e é dedicano à deusa Atenas, que dá nome à cidade.

Atenas é a deusa da sabedoria na mitologia grega, aquela que tem a coruja, lembra-se? Diziam as boas línguas que ela era virgem (partenos = virgem); os romanos a chamavam de Minerva, já ouviu por aí a expressão voto de Minerva?

Diz a lenda que ela derrotou Poseidon (ou Netuno) numa disputa para decidir quem daria o presente mais útil à cidade, que ficaria com o nome do vencedor. Poseidon atirou o seu tridente contra o solo pedregoso da Acrópole e dele brotou água salgada, presenteando os gregos com o sal. Atenas então fez dele brotar uma oliveira, presenteando os gregos com azeitonas (argh!). Os gregos acharam mais útil o presente de Atenas, e desde então a cidade passou a chamar-se Atenas.

Não questione a decisão dos gregos, mas a propósito dê uma olhadinha na árvore ali a esquerda atrás do fio de cabelo da turista americana que tirou a foto.

[Grécia - Atenas 1]